Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

LADY GAGA, O OSCAR 2019 E A VIDA

 "Se você está em casa, no seu sofá, assistindo a isso, tudo o que eu tenho a dizer é que esse é um trabalho duro! Eu trabalhei duro por muito tempo para chegar até aqui. Não é sobre ganhar, é sobre não desistir! Se você tem um sonho, lute por ele! Existe uma disciplina. Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar. É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e segue em frente" Lady Gaga 


Pouquíssima coisa eu saberia falar sobre Lady Gaga (talvez nada), sequer assisti a cerimônia de domingo à noite (25/02/19). Nunca me empolguei com o evento, mas confesso que assisti algumas vezes o discurso emocionado dela ao receber o Oscar de "Melhor Canção Original de 2019".

Independente de qualquer gosto pessoal, admirei sua fala. Ela foi muito feliz! Me causou reflexão, e eu gosto quando isso ocorre.

Sua fala sintetizou o que muitos de nós passamos com nossos propósitos, objetivos, projetos, ou seja lá qual nome se dê ao "sonho de consumo" que carregamos.

Somos movidos a desafios, sonhamos conquistar coisas, objetivamos ideais. Nossas buscas são incessantes! Mal conquistamos um objetivo, já nos impomos um novo, e assim seguimos e seguiremos até à sepultura. Faz parte do que somos e do que recebemos como herança.

Mas não é incomum que alguns destes "sonhos" fiquem pelo meio do caminho, e que outros tantos, sequer tentemos, e isso é frustrante! Mas, porque é frustrante?

Talvez, porque nosso olhar esteja sempre fixo "nas conquistas" em si. Nos preocupamos demasiadamente em "chegar lá", e só. Aí fica tudo meio cinzento, sem sabor.

Vislumbramos o destino, e  nos esquecemos da beleza e possibilidades da caminhada

Não observamos os detalhes, os ensinamentos sutis do percurso, as pessoas e suas individualidades cheias de conteúdo; não notamos as mãos preciosas que se estendem; não silenciamos; não aquietamos; não curtimos. 

Enquanto não houver um desfecho, seja ele qual for, estamos entregues ao frenesi. O que importa é a nossa "estatueta". 

A fala de Lady Gaga é sim sobre resiliência, persistência, foco. Não há como negar as lições sobre persistência, força, ousadia. Outros dirão sobre o quanto é importante resistir, levantar e recomeçar mais uma vez, para lutar pelo que se acredita. Esta foi a mensagem central da Lady Gaga. 

Mas há um outro aprendizado tão importante quanto, e que podemos supor nas entrelinhas: o precioso aprendizado que existe em cada fracasso. 

Um fracasso só se converterá em êxito, se tivermos disposição de pegá-lo no colo e ouvir seus argumentos.

Pensando na Lady Gaga: quanto ela amadureceu neste processo até o reconhecimento? Quanta  história ela viveu até que chegasse "o seu dia"? Quantos "nãos" foram necessários para que ela aprimorasse ainda mais seu trabalho? Quanta sensibilidade ela desenvolveu para chegar à uma obra vencedora? 

São inúmeras as possibilidades!

Não se engane! A vida sempre nos dará novas oportunidades, então, diante de aparentes "fracassos", é fundamental manter a humildade, o coração e mente abertos, além de exercitar a autocrítica, pois, cada episódio de frustração, também trará experiência, contribuirá com o processo de maturidade, e apresentará alternativas para novos ciclos e novos sonhos.

Esteja bem, fique em paz!

Sandro
26 de Fevereiro de 2019
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário