Seguidores

quinta-feira, 14 de março de 2019

O MEU PAI

Após toda a tragédia em Suzano, no Raul Brasil, envolvendo pessoas da rua em que você mora, gente que conhecemos, da escola onde estudei, mais motivos ainda tenho para te homenagear e agradecer, Pai.

Aliás, escrever sobre você é um prazer!

Um prazer simples, mas também complexo. Não é como escrever sobre qualquer assunto. Falar de você é trazer um pouco mais de luz à existência, sem exageros!

Mas a ligação que temos me permite escrever sobre você com certa propriedade, afinal, dizem que nos parecemos muito (coitado de você Pai ... kkkk). Mas, pensando bem, há semelhanças sim!

Das brincadeiras intermináveis à seriedade com nossas responsabilidades; do gosto musical ao saudosismo com nosso passado, nossas raízes; a valorização do simples; as corridas no parque; banana; ovos; água; feijão com farinha; pimenta; terra; dormir; ranger os dentes; os olhos; o silêncio das nossas angústias. Creio serem alguns pontos que tenhamos semelhança.

Mas, o melhor de você, é só teu! Não ouso me comparar. Só quero como exemplo, inspiração, conselho, referência.  

Você é uma das melhores experiências que eu vivi (vivo) como ser humano. Uma das mais prazerosas fontes de aprendizado que pude observar e absorver até aqui: por sua inquietude e bom humor; seu caráter e bom senso na condução da vida. Tua sabedoria.

Talvez você não tenha dimensão do quanto é importante, do tanto que já me ensinou, me ajudou e ajuda com sua conduta simples, cheia de princípios e valores, tão preciosos quanto raros nesses dias de tanta malandragem e desamor.

Não ... não estou jogando confetes! Este relato é justo! 

Ele é resultado da semente que você plantou e que hoje dá seus frutos: em mim, na minha mãe, nos meus irmãos, e em qualquer um que tenha tido, ao menos 10 minutos de convivência com você.

Você é um grande Pai! Você é um ser humano admirável! Você nos ensinou muito, sobre ...

Gratidão: Nos ensinou a sermos gratos com a vida, a despeito das nossas frustrações, afinal, enquanto respiramos, estamos recebendo uma nova oportunidade para corrigir nossos valores e expectativas. É preciso saber viver, não é?

Honestidade: Nos ensinou a sermos honestos. A dormir o sono dos justos (como você sempre diz). A buscar nossos sonhos com a força dos nossos próprios braços, sem jamais buscar qualquer atalho ilícito. 

Paz e Recomeços: Nos ensinou sobre paz, pois, para você, o ódio e a amargura jamais encontraram abrigo no coração. Não vou listar suas decepções, especialmente as profissionais, as perdas precoces na família, e com a tua saúde. Outros teriam surtado, Deus o sabe! Mas foram com você, e você respondeu com resignação e paz. E recomeçou sereno, tantas vezes quantas foram necessárias. E escreveu uma história fantástica de humildade. E venceu!

Bom humor: Rir é um santo remédio! Você tem este dom. Você é um provocador, e eu tenho certeza: só é assim pois ama nos ver sorrindo. Não há como ficar 5 minutos com você e não ter motivos para rir. 

Saúde: Você nos ensinou sobre saúde quando abandonou mais de 20 (ou 30?) anos de tabagismo, também ao não render-se aos "fast foods" da vida, ao optar por uma alimentação saudável, ao ser rigoroso com o controle de tudo o que seria nocivo à tua saúde e, de quebra, se reinventando com seus exercícios diários. Quanta disposição!!!!

Amor: Você nos ensinou a amar sendo quem você é, nos entregando o que nos entregou até aqui; no teu silêncio observador, nos puxões de orelha mansos, até mesmo da tua ranhetice às vezes. Você nos ensinou a amar amando .... nos ensinou sempre pelo exemplo.

Humanidade: Você nos ensinou que somos humanos. Que podemos errar também ... e nos ensinou a levantar e tentar mais uma vez ... 


Que Deus continue nos dando muitos anos de aprendizado com você Paizão!

Obrigado por tudo meu querido, meu velho, meu amigo!!

Com carinho,

Sandro
Por ocasião do aniversário do melhor Pai do mundo!!!!!
O MEU PAI





Um comentário: