Seguidores

quarta-feira, 8 de abril de 2020

I HAVE A DREAM - BRASIL


"I have a dream" (Eu tenho um sonho) - Estas foram as palavras centrais proferidas pelo Pastor  Martin Luther King em seu grande discurso na luta contra segregação racial em 28 de agosto de 1.963.

Foi um discurso épico, ousado, transformador! Sua luta não foi vã. Ela ecoou no tempo, inspirou gerações, e ajudou seu povo. 


Assim como o Rev. Luther King , com toda a verdade que habita o meu coração, e crendo no poder da transformação, eu também tenho o meu sonho. Um sonho que se renovou, ganhando maior vigor nesses dias de reclusão, incertezas e luta pela existência.

É um sonho coletivo por toda a humanidade, claro, e não poderia ser de outra forma; oxalá todos superem essa luta rapidamente e se reconstruam das suas dores e perdas. Mas meu sonho possui alguns temas muito especiais, sonhados para  o Brasil.

Eu tenho um sonho: de que em breve, muito em breve, essa crise passe, e nós saiamos renovados, revigorados, cheios de vontade, de coragem e força para mudarmos os rumos da nossa história. Essencialmente com relação à pandemia, mas não somente em relação à ela;

Eu tenho um sonho: de respondermos à muitos, que nós os brasileiros, não somos a BOSTA que eles afirmam, que somos SIM, capazes, competentes, solidários e criativos; 

Eu tenho um sonho: de provar que temos força e vergonha na cara o suficiente, para virarmos o jogo e vencermos: de forma limpa, e pelos nossos méritos;

Eu tenho um sonho: de nós os brasucas, darmos uma guinada, e provarmos que não somos mais o país do "jeitinho brasileiro", do "toma lá, dá cá", do "levar vantagem em tudo", apesar de nossos bastidores corrompidos e dos muitos líderes que nunca nos representaram, desde Cabral;

Eu tenho um sonho: de que viver esta crise, tenha nos ensinado a fazer melhores escolhas, quer na vida pessoal, quer nas urnas;

Eu tenho um sonho: de deixar definitivamente registrado ao mundo e a nós mesmos, que somos um povo dotado de enorme capacidade; que somos resilientes o suficiente, e que tudo para nós é aprendizado. Que conseguimos transformar nossas dores e lutas diárias em combustível, brio e motivação, e que encontramos saídas brilhantes para TUDO;

Eu tenho um sonho: de que aprendamos a ter fé, e que deixemos de exercitá-la apenas quando a água bate na bunda. Ela deve acompanhar nossos passos e nortear nossas ações, decisões e pensamentos, sempre para o bem!

Eu tenho um sonho: de a partir de hoje e para sempre, reafirmarmos nossos laços com os valores que são essenciais na vida: família, afeto, solidariedade, amor, empatia, honestidade, misericórdia, amor ao próximo, respeito a natureza, o conhecimento, Deus. Nós não existimos sem eles, acreditem!

Eu tenho um sonho: de acordar deste pesadelo, e ver que meu sonho tornou-se realidade. Que hoje somos uma Nação mais forte, mais humana, e mais justa.

Não podemos não mudar! Não podemos não sonhar com dias melhores, para o nosso próprio bem.

E você, qual é o sonho que habita teu coração hoje??

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".

Rui Barbosa

Sandro Bueno
Abril de 2020
Em quarentena pela pandemia da COVID-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário